18.11.10
Panna cotta de chocolate para comemorar muitas tertúlias
O chocolate é o alimento dos Deuses. Pelo menos, é assim que a sábia civilização Maia o entende e parece não haver nenhum ser humano capaz de resistir a encantos tão divinos. Uma combinação tradicional é associar ao chocolate a acidez das framboesas e usufruir das mais bonita da sobreposições: castanho e rosa e uns pozinhos dourados de avelãs tostadas a coroar. Uma panna cotta digna dos Deuses!
E é o que trago para festa da Moira. A minha singela contribuição para uma festa muito especial e uma amiga querida. Feliz aniversário e muitos anos de vida ao Tertúlia de Sabores!
Panna cotta de chocolate com compota de framboesas
4 boiões
200ml natas
200ml leite meio gordo
80g chocolate negro, picado
1 e 1/2 colher (sopa) custard powder (uso da marca Ramazzotti)
60g açucar granulado
Aqueça as natas e metade do leite num tacho. Misture o custard powder com o açúcar numa tigela e dissolva com o restante leite. Retire do lume e junte mistura de custard às natas. Leve ao lume e mexa com uma vara de arames até engrossar. Retire novamente do lume e junte o chocolate picado. Mexa continuamente até o chocolate estar incorporado e a mistura brilhante. Deite em potes de iogurte e refrigere até estar firme (no mínimo, 1 hora).
para a compota de framboesas:
150g framboesas
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) Cassis
Leve todos os ingredientes ao lume até obter uma compota (cerca de 5 minutos). Verta sobre as panna cottas de chocolate e quando servir polvilhe com avelâs tostadas em bocadinhos.
Outras panna cottas:
Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna Cotta com coulis de morangos
E porque as mentes brilhantes tem um sítio só delas onde se encontram em espírito para pensarem em sintonia, fica a Panna cotta de chocolate da minha querida vizinha Carlota no Tangerina Aderente!