22.3.11
Tarte de espargos para um almoço de Primavera
Ontem fez sol e calor. Esconderam-se os casacos, arregaçaram-se as mangas e passearam-se muitos sorrisos. Tantos que nem parecia segunda-feira. Havia no ar uma promessa de festa sem razão aparente. Talvez apenas um indício do que está para vir com o calor a anunciar a mudança. Março e um equinócio num dia de sol. Ontem começou a Primavera.
Gosto e não gosto deste dia. Recuso-me a aceitar que uma data marcada possa trazer consigo mais do que apenas outro dia. Mas aceito a inevitável marcha das estações com galhardia. Ou não tivesse eu uma perdição por malmequeres e andorinhas.
Os espargos começam a surgir nas bancas do mercado assim que Março dá cor de si. Estes são pequenos e tenros. Deixam-me a sonhar com as migas de espargos que a minha mãe faz para acompanhar carne de porco... Entre dúvidas e alguma preguiça faz-se uma tarte de espargos e queijo a que chamamos almoço. Leve e descomprometida como só uma tarte pode ser. Fico a sonhar com as férias. Cortamos fatias que acompanhamos de uma salada de folhas de chicória e alguma rúcula. Afinal é Primavera.
Tarte de espargos
4-6 porções individuais
1 molho pequeno de espargos, arranjados
1 placa massa folhada (preferencialmente biológica)
2 colheres (sopa) Mostarda de Dijon
100g queijo Gruyère
sal e pimenta moída na altura
2 ovos
50ml leite
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Forre um tabuleiro rectangular com a massa folhada estendida. Pique a massa com um garfo. Coloque uma folha de papel vegetal e encha com pesos de cerâmica (ou feijão seco). Leve ao forno por 10 minutos ou até começar a ficar dourada no rebordo. Retire o papel vegetal e os pesos e leve de novo ao forno por mais 3-4 minutos.
Deite os espargos em água a ferver e deixe ficar durante 3 minutos. Passe por água fria e escorra. Reserve.
Bata os ovos e o leite com metade do queijo. Tempere com sal e pimenta preta. Retire a base do forno, pincele com a mostrada e verta a mistura de ovos e leite. Disponha os espargos, alternado os topos para um lado e para o outro. Polvilhe com o restante queijo e leve ao forno a cozer 15-20 minutos ou até a tarte estar dourada.