6.11.11
Assado de Domingo: Pato no forno com maçãs
Lentos e longínquos Domingos. Daqueles em que o relógio fica esquecido sobre um mesa qualquer e as rotinas se estilhaçam por completo. Domingos sem história e ainda assim memoráveis. Dos que são efémeros e raramente nos brindam com a sua existência. Dias em que os almoços se fazem devagar e sem grande atenção. Um olho aberto e outro fechado. A mente perdida por outras paragens. Maçãs, cebolas e o forno ligado. Com grande surpresa descobrimos no prato muitas estórias para contar.
Sem pressas.
De quando em vez há uma refeição com carne cá em casa. Não acontece muitas vezes e resulta quase sempre de um empurrão alheio. Desta feita, o pato foi trazido pela minha mãe que com saudades de Paris me incitou a cozinhá-lo. Devia ter sido confitado. Talvez para a próxima. Fez-se com maçãs e um cheirinho a alecrim.
A carne de pato é muito rica. O seu teor de gordura é elevado e o sabor pronunciado. É importante incentivar a gordura a derreter por duas razões: para que a pele fique crocante e para aproveitar nas batatas o excesso e conseguir todo o sabor que daí advém. A minha opção por cebolas e maçãs passa por procurar combinar o seu doce e compensar essa "riqueza" toda. Resulta!
Pato no forno com maçãs
serve 3-4
½ pato grande (cerca de 1200 g)
sal e pimenta preta moída na altura
½ colher (sopa) alecrim seco (opcional)
3 maçãs
3 cebolas roxas médias
800 g batatinhas
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o pato num tabuleiro grande com a parte da pele para cima. Com uma faca pique a pele (sem chegar à carne). Tempere com sal e pimenta e "massaje" com a ponta dos dedos para que a pele absorva os temperos. Polvilhe com o alecrim picado (se usar). Asse por 35-40 minutos.
Faça um corte em toda a volta das maçãs (mas sem cortar completamente) para que não rebentem no forno. Corte as cebolas em quartos e cada parte novamente ao meio. Coza as batatas numa panela grande de água com sal, cerca de 5 minutos. Escorra e reserve.
Distribua as maçãs, as batatas e as cebolas no tabuleiro em volta do pato e leve ao forno mais 30 minutos ou até as batatas estarem douradas. Retire do forno e deixe o pato descansar 10 minutos antes de trinchar, coberto com papel de alumínio. Sirva com os acompanhamentos e espinafres salteados.