1.11.11
Profiteroles para celebrar 1460 dias a escrever, fotografar e comer
Este blogue faz hoje 4 anos. É um prolongamento da mesa cá de casa, um repositório de emoções e um diário escrito entre o estômago e o coração. Quase sempre alegre, raras vezes triste. Nunca indiferente. Representa um lado solar da vida que de tanto querer ser verdade acaba por ser rigoroso. O que aqui se fotografa acaba invariavelmente na nossa barriga e se cá veio parar é porque gostámos. Os lugares e as pessoas que por cá passam fazem desta uma história repleta de detalhes e ficam para sempre na memória de uma mesa partilhada. Um contentamento a que chamamos quotidiano.
E ao 1460º dia é tempo de profiteroles.
Profiteroles
Adaptado de uma receita de Nick Malgieri
faz 24-28 profiteroles
para a patê a choux:
175 ml água
85 g manteiga sem sal
pitada de sal
1 colher (sopa) açúcar
125 g farinha de trigo
4 ovos grandes
1 ovo batido com uma pitada de sal, para pincelar
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque a água, o açúcar, o sal e a manteiga num tacho em lume forte até ferver. Retire do lume e adicione a farinha (peneirada) de uma só vez e mexa com uma colher de pau até misturar todos os ingredientes. Leve a lume fraco, mexendo sempre, até a mistura despegar dos lados do tacho. Retire do lume e transfira para uma tigela. Deixe arrefecer ligeiramente e bata com a batedeira eléctrica (com as varas para massa), adicionando gradualmente os ovos (um a um) até a massa estar homogénea. Deite a massa num saco de pasteleiro com um bico liso de 12mm e num tabuleiro com papel vegetal (ou sobre um tapete de silicone) disponha bolas de 2 cm com bastante espaço entre si. Pincele com o ovo. Coza durante 10 minutos e diminua a temperatura do forno para 180ºC. Continue a cozer por mais 20 minutos ou até os profiteroles estarem inchados e dourados. Deixe arrefecer sobre uma grelha metálica.
para o creme de baunilha e maracujá:
225 ml leite gordo
2 colheres (sopa) amido de milho
100 g açúcar
1 ovo grande
2 gemas de ovo grandes
30 g manteiga sem sal
1 colher (sopa) extracto de baunilha
2 maracujás
Dissolva o amido de milho num pouco de leite. Misture o restante leite com o açúcar numa caçarola e leve a ferver. Retire do lume. Bata o ovo e as gemas e combine com a mistura de amido de milho. Lentamente, verta o leite quente nesta mistura e mexa para que os ovos não cozam. Leve de novo a lume brando e mexa até o creme engrossar (mas sem deixar ferver). Retire do lume e adicione a manteiga e a baunilha. Adicione a polpa dos maracujás e envolva. Coloque o creme numa tigela e cubra com película. Refrigere até usar.
para a glaze de chocolate:
Use 200 g de chocolate (da melhor qualidade). Pique o chocolate e coloque numa tigela à prova de calor sobre uma panela de água a ferver (mas sem tocar a água). Quando o chocolate estiver derretido, retire do lume e mexa para arrefecer. Use imediatamente.
Recheie os profiteroles com o creme de maracujá e disponha-os num prato de servir (formando uma "pirâmide"). Verta o chocolate sobre esta peça e sirva de imediato.