21.9.12

A minha Paella

Paella

Em torno de um tacho largo, encontram-se uma infinidade de ingredientes que poucas vezes se cruzam. Uma espécie de encontro das nações entre carne e peixe, leguminosas e vegetais ou as infindáveis especiarias e o arroz. Uma mistura (quase) explosiva. Cá em casa, sinónimo de uma cozinha na vizinhança e a forma sempre certa de viajar até Espanha.

A minha paella é uma versão mais ou menos costumizada de um prato cuja história lhe permite acrescentar quase tudo o que houver à mão. Sem tomate, com ervilhas e frango. Sem mexilhões mas a piscar o olho ao marisco. Com a mais linda cor a açafrão.

Um tacho para 6, a família em torno da mesa e uma espécie de celebração atrasada de aniversário. Todas as desculpas servem.

Vasos // Pots
Paella



Paella

serve 6

2 colheres (sopa) azeite
800 g coxas de frango (com osso)
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
pimenta moída na altura
125 ml vinho branco seco
500 g arroz (bomba ou carolino)
1,2 - 1,5 L caldo de vegetais (ou de frango), quente
1 colher (chá) açafrão das índias
1 pitada de chilli seco
250 g ervilhas
500 g lulas limpas, em argolas
1 pimento vermelho pequeno, em tiras
12 camarões grandes
coentros picados (opcional)
rodelas de limão (opcional)

Numa paellera grande (ou num tacho largo), coloque o azeite. Aloure o frango até ficar dourado (3-4 minutos de cada lado). Tempere com sal e pimenta. Junte a cebola e o alho e mexa. Adicione o arroz e com o lume forte, deite o vinho. Deixe evaporar (3 minutos). Polvilhe o açafrão e o chilli sobre a carne o arroz. Verta metade do caldo e deixe cozinhar. Vá acrescentando caldo à medida que for necessário, sem mexer, por 8-10 minutos, em lume brando. Acrescente as lulas, as ervilhas, o camarão e o pimento, distribuindo-os uniformemente pela paellera. Adicione caldo se necessário e cozinhe mais 3 minutos em lume médio.

Sirva com coentros picados e rodelas de limão, se usar.