10.9.12
Filetes de cavala e um almoço estival
São as crónicas de umas férias que já passaram. É de dias simples que se fazem os últimos momentos de uma época estival com fim à vista. Sem complicar e fazendo cedências ao que a vida (não) quer, lá vamos escrevendo um novo capítulo. Num prólogo a precisar de edição, faz-se um almoço tardio.
Em tons de amarelo e ocre, a adivinhar o sol que fez, entre verdes que ainda resistem. Pelo caminho, uma porta aberta à espera de ser transposta.
Na nossa passagem pelos Açores comemos muito peixe fresco. Alguns que desconhecíamos, outros mais comuns. Todos deliciosos. Experimentámos ainda peixe em conserva. Na memória, a sempre extraordinária ventresca de atum da Correctora e uns filetes de peixe porco com massa de malagueta e crosta de farinha de milho, confeccionados por uma mão sabedora.
De regresso a casa, estes filetes de cavala foram um dos nossos almoços de final de Agosto, num dia de calor e sol sem fim, acompanhados por uma salada de batata e feijão verde.
Filetes de cavala com salada de batata e ovos de codorniz
serve 2
2 cavalas, em filetes (4)
farinha de milho
óleo de girassol, para fritar
flor de sal Casa do Sal da Figueira da Foz e pimenta moída na altura
para a salada:
8-10 batatinhas novas
75g feijão verde
6 ovos de codorniz, cozidos
para o molho:
1½ colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) de mostarda de Dijon (com sementes)
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
½ dente alho, muito picadinho
flor de sal Casa do Sal da Figueira da Foz e pimenta preta, moída na altura
Coza as batatas novas e o feijão verde em água com sal durante 5 minutos. Escorra e reserve.
Tempere os filetes (sem espinhas) com sal e pimenta. Aqueça o óleo numa frigideira larga. Num prato grande, passe os filetes por farinha de milho. Retire o excesso e frite (2 minutos de cada lado).
Para o molho, use um frasco com tampa, coloque todos os ingredientes e agite até emulsionar. Tempere a salada, disponha os ovos de codorniz cozidos cortados ao meio e sirva com os filetes.