10.12.12
{livros favoritos 2012} Bolo crumble de pêra e avelã
Tão previsível como as manhãs de Segunda-feira. Recolho um livro no abraço de quem por ele ansiou meses a fio. Tem uma capa manuscrita numa letra bonita e manchas de café e vinho. Tem vida lá dentro. É escrito como se fosse um diário, retratando os almoços ou os jantares, as compras ou simplesmente uma emoção ou um sentimento relacionado com a comida. Chama-se Kitchen Diaries II e é um livro que se lê sem parar. O meu tem andado da mesa de cabeceira para a bancada da cozinha e é, já adivinharam, o meu livro favorito do ano.
Será porque o senhor sabe escrever ou apenas pelo olhar simples e descomprometido sobre a comida de todos os dias. Pela oportunidade de passear pelo seu jardim ou de me sentar à sua mesa da cozinha a conversar sobre nada. Talvez seja pelo enorme talento que trespassa nas palavras e em cada ideia posta no tacho. Os livros de Nigel Slater têm um lugar especial na minha cozinha e no meu coração de leitora compulsiva, ainda que eu não consiga explicá-lo.
Já perdi a conta das receitas de Nigel Slater que fiz. Aqui encontram-me à volta com crumbles, tartes, assados, estufados, saladas ou gratinados, entre outros. Volto sempre ao conforto das palavras que bem conheço e ao génio sossegado de quem cozinha mais com o coração que com a razão. Na certeza que resultará. Resulta sempre.
Fruto da época, um bolo de pêra e avelãs a que faz companhia um crumble. Dois em um. Perfeito com uma chávena de café. Indulgência em tempo de festas. Pouco recomendado. Talvez o Menino Jesus feche os olhos e tenhamos na mesma presentes no sapatinho. Afinal é um bolo com fruta, não?
Bolo crumble de pêra e avelã
Adaptado de uma receita de Nigel Slater, Kitchen Diaries II
serve 10-12
2 ovos, ligeramente batidos
85 g açúcar amarelo
85 g açúcar mascavado claro
175 g manteiga, à temperatura ambiente
85 g avelãs, tostadas e raladas
160 g farinha
1 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) canela em pó
para as peras:
4 peras, maduras mas firmes
1 limão
3 colheres (sopa) açúcar amarelo
canela em pó
para o crumble:
75 g farinha
50 g manteiga
2 colheres (sopa) açúcar demerara
1 colher (sopa )água
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Prepare a forma (quadrada ou rectangular), forrando-a com papel vegetal.
Prepare as peras. Descasque-as, corte em fatias grossas e vá regando com o sumo do limão. Leve ao lume numa caçarola com o açúcar e um pouco de canela. Deixe cozinhar até as peras estarem macias.
Bata os açúcares com a manteiga, até obter uma mistura clara (7-8 minutos). Acrescente os ovos, enquanto bate devagar. Envolva a farinha, o fermento, as avelãs e a canela. Deite na forma preparada. Escorra as peras (reserve o líquido) e disponha sobre a massa.
Faça o crumble, numa picadora, processe a farinha com a manteiga. Junte o açúcar e mexa. Salpique com a água e mexa com um garfo, para formar alguns grumos. Cubra as peras com o crumble. Leve ao forno 50-55 minutos, até um palito sair seco.
Ferva o líquido das pêras (2 minutos) até obter cerca de 3 colheres de sopa. Retire o bolo do forno e regue com este xarope. Deixe arrefecer completamente antes de servir.