1.12.18

Favoritos de Natal — Sardinhas

Sardinhada

Bem-vindo, Dezembro. Qual estrela que anuncia a chegada do Natal, com o início do último mês do ano começa a azáfama da época festiva. Entre recordações das pessoas mais próximas do coração, balanços de um ano que avança para o seu término e o planeamento das festas fica um sem fim de afazeres. Os presentes que mais dizem a quem tem na gastronomia uma paixão são aqueles que apelam aos sentidos, fazem o cérebro funcionar em torno da comida e mantêm o estômago saciado.

Afinal o que é que se oferece no Natal? Dou por mim a pensar em sardinhas.

Das escolhas estranhas que marcam uma espécie de advento gastronómico os pequenos peixes prateados que se fazem sinónimo do país são apenas a primeira. De comer, de cozinhar ou apenas de olhar, aqui fica a lista das sardinhas mais cobiçadas aqui pelo blog.

azevinho



Sardinha by Bordallo Pinheiro

Colecção de Sardinhas da Bordallo Pinheiro

Bonitas e coloridas, "vivinhas da costa", são os presentes ideais para os amigos estrangeiros e uma proposta divertido para miúdos e graúdos. Servem de decoração, acompanham qualquer desejo e nunca deixam ninguém indiferente,

Sardinha favoritaMaria Amor

Onde comprar? Nas lojas físicas da marca ou online.

Loja das Conservas, Lisboa

Sardinhas (de tecido, em lata, no prato) na Loja das Conservas

Degustar receitas feitas a partir de conservas, encontrar diferentes produtores e todas as formas possíveis de sardinhas em tecido para usar na cozinha ou na rua. Sob o mesmo tecto, em duas moradas diferentes, No Chiado e na Baixa em Lisboa.

Sardinha favoritaSardinhas, Picante e Fumada, em Tempura de Limão com Molho de Iogurte e Pepino (nos restaurantes da Loja) com as Conservas Porthos

Onde comprar? Loja das Conservas, Rua do Arsenal, 130, Lisboa.

Sardinhas, petingas e companhia
Cabaz de Natal

Pequeninas e esguias, as petingas apresentam-se qual concentrado de sardinha, em ponto pequeno. Conservadas em azeite virgem extra biológico trazem para um nível superior a ideia de conserva e elevam a sardinha à categoria de iguaria.

Sardinha favorita — Petingas em azeite virgem extra biológico das Conservas La Gondola

Onde comprar? Go Natural, como parte do cabaz de Natal.

Sardinhas, petingas e companhia
Sardinhas, petingas e companhia

São as embalagens mais irreverentes e vêm cheias de cor e sabor dar alegria a qualquer dia. A Miss Can é filha de uma “Varina" e quase sereia. Tem histórias para contar das voltas que já deu pelo mundo, muitas sardinhas para dar a provar e o "nosso" caviar.

Sardinha favorita — Ovas de Sardinha em Azeite Picante

Onde comprar? Na Miss Can online.

//

Feliz Dezembro!