11.3.20

Pão rápido de centeio e sementes e uma chávena de Infusões com História

Pão rápido de centeio e sementes + Infusões com História

Do sol que espreita por entre as nuvens vem a promessa de uma nova estação e dias com mais luz. Ainda não é tempo de desligar o forno e a cozinha não deixou de ser o lugar preferido da casa, escolhido por humanos e um felino para finais de tarde em que a temperatura cai a pique e pede uma chávena de líquido a fumegar. Na mesa posta, há queijo fresco e compota para o pão que está a cozer e a na chaleira a água está quase a entrar em ebulição.

A preguiça depois de um dia de trabalho não é desculpa para deixar de lado a farinha e a água e não desfrutar de pão acabado de fazer. Basta pensar num pão rápido, em que o fermento utilizado não é diferente do usado no mais simples bolo. Se ao lote se juntar sementes e passas de uva e se as farinhas escolhidas adicionarem sabor e textura, estão reunidas as condições para o lanche perfeito.

Pão rápido de centeio e sementes + Infusões com História

O que bebemos é parte integrante da nossa cultura da mesa e das tradições que nos são passadas ao longo do tempo. As infusões, feitas a partir de plantas, são um ritual que mantemos com gosto. Porque são deliciosas e nos mantém hidratados e porque em cada chávena de erva príncipe ou tília reencontramos os aromas que nos trazem de novo a casa. As Infusões com História são um projecto que procura perpetuar esse legado e reforçar a ligação à terra, no duplo sentido da paisagem e da história. Da Infusão do Mato, com o sabor inconfundível da carqueja, às Infusões Montanha de Sensações, em torno da urze e da prunela, até às Infusões do Românico Português, com notas de erva cidreira e hortelã, encontra-se uma viagem repleta de emoções.

Enquanto a Primavera se apronta lá fora, aqui dentro aproveitamos os raios de um sol do qual já tínhamos saudades. Com o nariz metido na chávena e a mente focada em ideias positivas, sonha-se acordado com os dias que hão-de vir. Feliz quarta-feira!

Pão rápido de centeio e sementes + Infusões com História
Pão rápido de centeio e sementes + Infusões com História



Pão rápido de centeio e sementes + Infusões com História
Infusões com História

Pão rápido de centeio e sementes
Adaptado de uma receita de Jordan Bourke, Healthy Baking

serve 8-10

200 g farinha de trigo (T65)
200 g farinha de espelta integral
100 g farinha de centeio
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
80 g sementes de abóbora
40 g sementes de girassol
80 g passas
1 colher (sopa) melaço
520 ml água

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare uma forma de 23 x 13 cm, pincelando com óleo e forrando a base com papel vegetal.

Misture todos os ingredientes secos, abra uma cova no centro e verta os ingredientes líquidos. Mexa com uma colher e coloque na forma preparada. Leve ao forno 50 minutos, retire da forma e coza mais 5 minutos de cada lado (ou até estar dourado e cozido).

Deixe arrefecer ligeiramente e desenforme. Corte com uma faca de serrilha quando estiver completamente frio.

1 comentário:

  1. Tão simples de fazer e com um aspecto maravilhoso! Hei de experimentar :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!