![Ingrediente Secreto: Salada de Couve-Rábano com vinagrete de mostarda e amêndoas torradas](https://live.staticflickr.com/65535/49813308613_f23fca22c0_o.jpg)
Uma bênção em tempo de quarentena é ter quem cuide de nós e garanta a nossa alimentação. Receber em cabaz os vegetais da estação é aceitar o desafio de sair da zona de conforto. A sazonalidade é quem mais ordena e come-se o que a terra dá, em maior ou menor abundância, naquele preciso momento. Por vezes, o que nos chega a casa pode ser diferente das escolhas que faríamos por nós, em que o já conhecido e já provado tende a imperar.
Quando na semana passada o nosso cabaz do Freixo do Meio trouxe uma enorme e bonita couve-rábano roxa, o desafio estava lançado. O que fazer com ela? Procurar informação online, perguntar a quem sabe mais ou apostar em receitas de sempre para novos ingredientes (e esperar que não haja azar) são estratégias possíveis. Mas primeiro é necessário ficar a conhecer melhor o ilustre desconhecido do nosso cabaz.
![Ingrediente Secreto: Salada de Couve-Rábano com vinagrete de mostarda e amêndoas torradas](https://live.staticflickr.com/65535/49814157537_1dcb7e90ff_o.jpg)
![Ingrediente Secreto: Salada de Couve-Rábano com vinagrete de mostarda e amêndoas torradas](https://live.staticflickr.com/65535/49813308598_6c9e5e6b98_o.jpg)
Como o seu nome indica, este vegetal de folhas em riste e bolbo proeminente é da família das brássicas, partilhando características com os seus "primos" nabos e couves. Se a aparência permite identificar os familiares mais próximos, o sabor é um compromisso entre os dois e fica entre a doçura da couve e o picante do nabo. Comer em cru um vegetal com sabor subtil é sempre boa ideia, sobretudo se o tempero por via de um molho (e algo mais que adicione cor e textura) se juntar à equação. As escolhas desta vez foram as amêndoas torradas (para conferir textura) e a cor do cebolinho picado (para alegrar o prato).
Num almoço em dia cinzento, a salada acompanhou uns hambúrgueres de perú e limão, nesta versão mais mediterrânea, com tomate-seco e azeitonas picadas e servidos com rúcula e molho de iogurte e cebolinho.
![Ingrediente Secreto: Salada de Couve-Rábano com vinagrete de mostarda e amêndoas torradas](https://live.staticflickr.com/65535/49814157502_b5a83f645f_o.jpg)
Salada de Couve-Rábano com vinagrete de mostarda e amêndoas torradas
serve 2
1 couve-rábano pequena, descascada
2 colheres (sopa) amêndoas torradas (em palitos)
1 colher (sopa cebolinho picado
para o vinagrete de mostarda:
1 colher (café) mostarda antiga Dijon
2 colheres (chá) sumo de limão
2 colheres (sopa) azeite virgem-extra (preferencialmente um mais picante)
flor de sal
Corte a couve rábano em fatias finas (todas da mesma espessura) e volte a cortar em palitos. Coloque numa taça e tempere com flor de sal. Antes de servir, deite o óleo de noz, em fio, e as nozes. Espalhe as amêndoas e polvilhe com o cebolinho picado. Faça o vinagrete. Deite todos os ingredientes num frasco com tampa e emulsione. Verta sobre a salada.
Sirva como acompanhamento de hambúrgueres.