11.5.20

Alimento para uma quarentena (III) - Um cabaz, Petiscos de açúcar e de mel, um branco do Douro e rótulos para uma garrafa

Alimento para uma quarentena

Mudam-se os tempos, resistem as vontades e alguns desejos. Ficam memórias das idas semanais ao mercado, as conversas com quem planta e cria o que comemos e a memória de vinhos partilhados com quem os pensa e produz. Das portas que se fecham, uma janela que se abre aos cabazes que chegam a casa e o eterno retorno aos livros dos amigos que nos alimentam a alma. E se o tempo abundar e a criatividade também, é pôr na garrafa o rótulo pensado para o vinho preferido enquanto se sonha com o que virá. Mais uma semana, mais uma mão-cheia de coisas que fazem o nosso dia-a-dia melhor.



//

CABAZ DE COGUMELOS (E ESPARGOS)

Com as alterações nos nossos hábitos de consumo e a presença de menos produtores no mercado, têm sido todo um novo caminho para adquirir os ingredientes que nos dão sustento e nos permitem organizar as refeições de cada dia. Sem a banca onde costumávamos comprar os cogumelos passar-se quase dois meses sem que estes fizessem parte da nossa alimentação. Com saudades de receitas que amiúde aparecem na mesa, ficámos a ansiar por estes fungos de diversos tamanhos e cores, aromas e sabores.

A necessidade de escoar cogumelos e de os fazer chegar a quem os consome fez com que nos encontrássemos com O Sítio dos Cogumelos. E foi assim que muito facilmente encomendámos e pagámos um cabaz com Pleurotus, Portobello, Shitake, Marron e Branco, acompanhados de um molho de espargos, que recebemos passado cerca de uma semana.

O cabaz com 2 Kg de cogumelos variados e um molho de espargos tem o custo de 21€ e é entregue em casa, sem portes.


//

CISTUS RESERVA BRANCO 2018

No copo como no prato há que manter viva a cultura da mesa. Companhia de almoço ou como o ataque à garrafeira continua a bom ritmo. E assim em cada dia, um copo de vinho é servido com a refeição. Por vezes a escolha é feita em função de uma receita, outras é o vinho quem manda e aí escolhe-se o prato para acompanhar a garrafa eleita.

Apostar no Douro como região de vinhos, multidimensional e rica, é acreditar que surpresas (boas) têm grande probabilidade de nos acontecer. De mansinho este Cistus Reserva 2018 revela a sua proveniência e conquista quem se perde por brancos com aromas cítricos e florais, com fruta e boa acidez. Mesmo sabendo que a Quinta do Vale da Perdiz tem os tintos mais perto do coração, este é um branco com boa presença que se porta muito bem à mesa.

Alimento para uma quarentena


//

PETISCOS DE AÇÚCAR E MEL

Que o doce nunca amargou, já se sabe. Que os livros tornam tudo mais fácil, também. A leitura desta semana é feita de doçura, conhecimento e amizade e é a receita perfeita para uma partilha de prazeres simples.

Seja em proveito próprio ou sob a forma de presente para celebrar um dia da Mãe diferente, um livro dedicado ao açúcar e ao mel não tem como não trazer sorrisos a quem o compra e a quem o recebe. Escrito por dois queridos amigos, Isabel Zibaia Rafael e Virgílio Nogueiro Gomes, que entre si completam conhecimento histórico com um receituário feito de Petiscos de açúcar e de mel. Este é o terceiro livro de uma viagem pelos petiscos, que já passou pelas Miudezas à Portuguesa e pelo Rio e o Mar, e que fecha com Açúcar e Mel.

Alimento para uma quarentena



//

NATCOOL @ ART BY NIEPOORT

A cultura do vinho está repleta de magia e de conhecimento. É rica em ciência e técnica e profícua em emoções. Mas também pode ser difícil de compreender e algo ameaçadora para quem não domina a linguagem ou simplesmente não conhece muito. E por muito que a descoberta de mais e mais sobre o vinho seja o que o torna irresistível, também é preciso estabelecer portas de entrada que sejam acessíveis a todos, a começar com os principiantes e os que querem apreciar o vinho em modo cool.

É esse o espírito do Drink Me Nat Cool da Niepoort. Do rótulo irreverente, um convite irrecusável ao desenho e à sua costumização que resulta em concurso de ideias. Para quem quer dar azo à imaginação enquanto aprecia um copo de vinho.

A data limite para a entrega das propostas é 31 de Maio de 2020.

Alimento para uma quarentena

Alimento para uma quarentena é publicado às segundas-feiras.