25.5.20

Cogumelos Portobello com recheio de folhas de beterraba e parmesão

Cogumelos Portobello com recheio de beterraba e parmesão

Almoço para dois e um frigorífico repleto de vegetais, legumes e cogumelos. Chega-se a meio da semana e vão estando, aqui e ali, legumes cozidos ou partes menos nobres de alguns vegetais. A rama das beterrabas é um desses mal-amados que, injustamente, não merece a atenção devida e é, por alguns, descartada. Deliciosa e cheia de cor pode ser utilizada em vez de espinafres e faz boa figura em sopas, massas ou salteados.

São os cogumelos Portobello que pedem para ser estrela da refeição. E o palco deixa-se conquistar por estes fungos imensos que, com a sua textura e sabor, ganham sempre a primazia do prato.

Cogumelos Portobello com recheio de beterraba e parmesão

A decisão de manter inteiros e rechear os cogumelos surge à última hora, à boleia da tal rama de beterraba. Em rigor, qualquer recheio por mais simples que seja pode ser utilizado, incluindo ervas aromáticas picadas misturadas com a "crosta" de queijo parmesão e migalhas de pão que cobre o cogumelo. E também o queijo pode ser outro, por exemplo, mozzarella curada ou até queijo da ilha ralado.

E fez-se almoço, com arroz de favas e couve na frigideira!

Cogumelos Portobello com recheio de beterraba e parmesão
Cogumelos Portobello com recheio de beterraba e parmesão



Cogumelos Portobello com recheio de beterraba e parmesão

serve 2

2 cogumelos Portobello
1 dente de alho, picado
1 colher (chá) azeite virgem extra

100 g rama de beterraba, caules e folhas separados
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picado
2 colher (sopa) pão ralado grosseiramente
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) azeite virgem-extra
flor de sal

Pré-aqueça o forno a 180º C. Limpe os cogumelos com papel de cozinha e coloque-os num tabuleiro de formo com a parte côncava para cima. Tempere com sal e polvilhe com o alho picado. Regue com o azeite e leve os cogumelos ao forno por 10 minutos, para libertar parte da água que contêm.

Prepare o recheio, aquecendo o azeite com a cebola e deixando cozinhar 2 minutos. Junte os caules da beterraba picados e adicione o alho. Mexa e cozinhe 2-3 minutes até acrescentar as folhas picadas grosseiramente. Tempere com flor se sal. Retire do lume e reserve. Com cuidado, vire os cogumelos caso ainda exista água e divida o recheio pelos dois. Misture o parmesão com o pão ralado e, aos poucos, vá colocando pequenas colheres em cada cogumelo, até gastar a mistura. Leve de novo ao forno por 10-15 minutos ou até estar dourado.

Sirva com legumes da época salteados ou salada.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!