10.11.21

Livros com Vinhos Dentro (I) — algo com Algas e os Vinhos de Lisboa

Algo com Algas

Os livros que se lêem à boleia de um copo de vinho guardam memórias que são também do nariz e do palato. E depois há livros que trazem dentro promessas de viagens pelo vinho e são eles que nos conduzem por entre estradas e recantos, pela mão dos seus autores e a convite de uma região ou território: são Livros com Vinho Dentro! 

Aceita-se sem vacilar quando nos dizem que a partida se faz num dia de sol e o caminho se percorre com boa companhia. O projecto que dá corpo ao livro algo com Algas junta gastronomia e vinhos na busca de um ingrediente abundante na costa portuguesa e ainda muito ausente dos nossos pratos: as algas. É numa edição do Chef Pedro Mendes e da Mutante que um olhar articulado oferece nova perspectiva sobre o lugar que as algas podem ter na gastronomia portuguesa e a sua relação com os vinhos. Com o oceano à porta, não é de estranhar que os vinhos atlânticos da região de Lisboa se apresentem como parceiros perfeitos para uma cozinha repleta de maresia.

Livro Algo com Algas
Algo com Algas

Esparguete-do-mar, Botelho-comprido, Erva-patinha ou Nori do Atlântico, Musgo-do-mar ou Musgo-irlandês, Cabelo-de-velha ou Botelho, Wakame-do-Atlântico, Alface-do-mar, Fava-do-mar ou Bodelha. Nomes que dão asas à imaginação, cores que convidam a uma atenção maior e a vontade de explorar novos mundos de sabor, literalmente ao alcance da mão à nossa porta. O livro conta com a maestria de Pedro Mendes e as receitas convidam a experimentar a inclusão de algas em pratos que fazem parte do nosso imaginário e outros que encerram uma viagem a lugares distantes.

Com abundância e interesse nutritivo, é importante saber mais sobre as algas e integrá-las na ementa. A premissa que dá início ao livro é um bom ponto de reflexão. Pode um receita à Brás ser ainda melhor com algas? O Chef garante que sim e tudo na receita parece encaixar na perfeição. Mas não há nada como experimentar!

Algo com Algas

As páginas de algo com Algas guardam 40 receitas, todas com a inclusão deste ingrediente tantas vezes incompreendido, e a sugestão de um vinho da Região Vinícola de Lisboa para acompanhar. A costa onde se produzem vinhos cuja salinidade está sempre presente é também fonte do ingrediente principal deste livro. E é neste território de Lisboa que se centram as propostas de harmonização com Os Vinhos de Lisboa que Pedro Mendes, Patrícia Serrado e João Pedro Rato (da Mutante) nos trazem, com informação que permite saber mais sobre esta Região Demarcada. O prefácio é de Fernando Melo e o seu título, O Cozinheiro e o Mar (evocativo de Hemingway), é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Chef Pedro Mendes e uma ode à sua cozinha.

Sem querer classificar, entre o livro de receitas e a viagem pela costa de Lisboa à boleia dos seus vinhos, o livro algo com Algas é a oportunidade de provar novos sabores, conhecer um ingrediente cheio de encantos e passear, sempre de copo na mão.


Algo com Algas