10.3.22

Há um bacalhau (des)conhecido à nossa espera na Oficina do Bacalhau

Oficina do Bacalhau, Alcabideche

Escrever sobre bacalhau é aceitar reflectir sobre a alma portuguesa e discutir um tema em que cada comensal se sente capaz de produzir discurso e produzir uma avaliação: da receita à confecção, passando pela apresentação, não há quem não tenha algo a dizer sobre bacalhau! E, contudo, este ingrediente tão presente no receituário nacional faz um caminho longo, vindo dos mares frios a norte, antes de chegar ao nosso prato.

Numa viagem que é feita de perto e de longe, o denominador comum na Oficina do Bacalhau é o fiel amigo ser celebrado em todo o seu esplendor. O projecto nasce do interesse de Tomás Akslen pela cozinha e do conhecimento seu pai sobre o negócio de bacalhau, numa aventura desenhada entre a mesa portuguesa e o mar da Noruega. É de lá que vem o ingrediente estrela, que serve de mote a muitas abordagens e dá nome a este restaurante aberto muito recentemente em Alcabideche. E a localização é importante porque tem também uma palavra a dizer no menu, com a ligação a produtores locais e a utilização de produtos das redondezas nas receitas e preparações. 

Oficina do Bacalhau, AlcabidecheOficina do Bacalhau, Alcabideche

Por onde começar? É à boleia de uma imperial Pato (feita muito perto, na zona de Sintra) que os petiscos mostram a face convivial e de partilha que pode ser encontrada na Oficina do Bacalhau. Há, como não podia deixar de ser, (bons) Pastéis de Bacalhau que chegam com a textura certa e um ponto de fritura irrepreensível, ainda que a pedir mais uns grãos de sal. 

Mas são os Lombinhos de Bacalhau frito com Pimentón de la Vera DOP que nos deixam a pensar que o céu existe e a desejar poder repetir, uma e outra vez. De uma linhagem diferente e muito delicado na combinação com o aroma do funcho, o Carpaccio de Bacalhau Fresco oferece uma subtileza de sabores que é bem-vinda e introduz os pratos principais.

Oficina do Bacalhau, AlcabidecheOficina do Bacalhau, Alcabideche

Para o resto da nossa refeição, trocam-se os copos e prova-se um elegante Vale Das Éguas Branco 2017 da Herdade Do Cebolal que acompanha com distinção o Bacalhau à Brás, encimado por lascas de presunto ibérico e tapenade de azeitonas verdes. Sendo difícil alterar com sucesso uma receita adorada por muitos, é justo dizer que a parceria com o presunto acrescenta um novo nível de gulodice que será do agrado geral. Aliás, os amantes da carne encontram na carta opções como Hamburger Barrosã e Rubia Galega (maturada 30 dias) num registo que procura responder a todos os palatos.

Oficina do Bacalhau, Alcabideche

Recomendável é também não sair da Oficina do bacalhau sem experimentar o Lombo de Bacalhau na Grelha, que traz uma deliciosa esmagada de batata e, no nosso caso, os melhores grelos (fotografia inicial). O nome do restaurante implica uma ideia de trabalho e construção a que não é alheia a labuta de da refeição, com os pratos a sucederem-se uns aos outros. E ainda que pouco espaço reste para a sobremesa, é mesmo imperativo provar o Cheesecake da Avó!

Oficina do Bacalhau, Alcabideche

Pouco importa que a decisão implique esforço, uma vez que a compensação é garantida. De textura presente (graças à utilização de um requeijão produzido na região) e de confecção cuidada, cada garfada deste cheesecake é uma combinação perfeita de sabores. Igualmente a muito bom nível, a Pêra rocha de Colares bêbada com cachaça de Salinas e a Torta de laranja caseira com chocolate. Bem pensadas e bem confeccionadas, as sobremesas são um ponto forte da carta. E nem sequer têm bacalhau!

Sendo um restaurante fora do circuito mais cosmopolita, o conceito da Oficina do Bacalhau e a oferta de pratos que nos fazem viajar (para mais perto ou mais longe) merece bem o desvio. Da nossa parte, prometemos voltar para conhecer as novas propostas e experiências. 

Oficina do Bacalhau, AlcabidecheOficina do Bacalhau, Alcabideche

--
Rua Cesaltina Fialho Gouveia n.º 51
2645-038 Alcabideche
(+351) 214 690 141