12.4.22

Sal aromatizado com vinho e ervas

Sal aromatizado com vinho e ervas

Para os amantes do vinho encontrar receitas em que este participe como ingrediente é um desafio frequentemente brindado com resultados surpreendentes. Fazer sal aromatizado com vinho é muito fácil e a sua utilização abre novas portas para a introdução dos aromas vínicos na comida, como tempero. 

Nesta receita qualquer vinho pode ser usado (recomenda-se a utilização de vinhos de preços módicos) e com a combinação de diferentes tipos de vinhos com diferentes ervas obtêm-se pares muito curiosos. 

Experimente, por exemplo, vinho tinto com alecrim, rosé com tomilho e branco com manjericão.

Sal aromatizado com vinho e ervas

Sal aromatizado com vinho e ervas

750 ml de vinho, tinto, branco ou rosé
150 g sal marinho preferencialmente de cristais grandes (para não diluir facilmente) 
1-2 colheres (chá) de ervas frescas picadas

(2 folhas de papel vegetal)

Coloque o vinho num tacho de fundo grosso em lume médio. Reduza o vinho até obter a consistência de um xarope (cerca de 40 minutos). Esta redução deve ficar com 2-3 colheres de sopa. Vigie o tacho, sobretudo na parte final do processo para o vinho não queimar.
Pique as ervas finamente. A quantidade de ervas depende do gosto de cada um e pode utilizar mais ou menos de acordo com a preferência. Misture com o sal e, gradualmente, adicione ao xarope. Mexa até estar completamente misturado.
Prepare um tabuleiro grande com uma folha de papel vegetal. Espalhe o sal e cubra com a outra folha de papel. Deixe a secar de um dia para o outro (ou até não restar qualquer líquido). Coloque em frascos e utilize em carnes grelhadas, saladas ou queijo fresco.

Esta receita foi publicada originalmente no Blog do Enólogo Continente.