27.4.23

Na esplanada d'O Frade no Mercado Time Out, há vinho de talha e um arroz cremoso de cogumelos de comer e rezar por mais

O Frade no Mercado Time Out

Chegam os primeiros dias de sol e Lisboa enche-se de vontade de aproveitar (mais) as suas esplanadas. O espaço virado para o Jardim D. Luís que ocupa a esplanada d'O Frade no Mercado Time Out convida a alma petisqueira para uma experiência de exploração dos sabores alentejanos e portugueses tendo por companhia um copo de vinho. A tradição dos vinhos de talha da família Frade, os primeiros produtores de vinho da talha DOC, é partilhada com uma ementa mais reduzida mas idêntica ao restaurante na Calçada da Ajuda, com especial ênfase nos pratos assinatura, nos petiscos e na bifana pensada em exclusivo para o mercado.

Desde 2022 com o chef Diogo Carvalho aos comandos da cozinha, O Frade retém a sua matriz alentejana mas abraça a cozinha portuguesa na sua magnitude, seguindo o caminho traçado pelos irmãos Sérgio e Pedro Frade. A paixão vitivinícola do pai Alexandre, produzindo vinhos de talha de "longa guarda" (tradicionalmente estes vinhos eram feitos e, uma vez abertas as talhas, consumidos de imediato), contribui fortemente para o ADN do restaurante. As práticas inovadoras de preservação do vinho de talha permitem abrir um Talha De Frades Branco DOC. 2017 em Abril de 2023 e a esplanada é também um bom pretexto para conhecer estes vinhos.

O Frade no Mercado Time Out
O Frade no Mercado Time Out

O couvert com Pão de fermentação lenta, Manteiga dos Açores e Azeite do Alentejo abre espaço à conversa, enquanto chegam à mesa diversos petiscos para serem partilhados: um fresco e harmonioso prato de Coelho de coentrada disputa a atenção com o "presunto do mar", a Muxama de atum com ovos. Entre os dois, com um sorriso, fica a sorte de não ter de escolher e poder apreciar ambos nas suas cores, texturas e diferentes sabores.

O Frade no Mercado Time Out
O Frade no Mercado Time Out

Com os pratos principais a chegar à mesa, é o Arroz cremoso de Cogumelos que arranca elogios entre os comensais, com o chef Diogo Carvalho a explicar que se trata de uma proposta sem queijo nem natas e cuja acidez resulta do limão com um leve picante muito saboroso e reconfortante. Também o Bacalhau com batata assada e grelos proporciona uma viagem pela cozinha portuguesa com o seu ingrediente estrela e uma combinação bem tradicional. Mas a promessa de uma experiência memorável tinha sido feita pelos anfitriões Sérgio e Pedro Frade e havia de chegar em seguida.

O Frade no Mercado Time Out

A melhor bifana, num diálogo entre a tradição alentejana d'O Frade e a herança gastronómica nortenha do chef Diogo Carvalho, é feita da melhor carne do lombo e do cachaço e estufada lentamente. O molho extra no pão com textura crocante cria uma combinação certeira que pode ser provada ao balcão ou degustada na esplanada. De barriga cheia e mais que satisfeitos, meia bifana soube-nos pela vida!

E se esta podia ser a sobremesa, à semelhança do ritual posto em prática nas cervejarias em que uma refeição de marisco termina com um prego, n'O Frade há propostas doces para todos os gostos. Da mousse de chocolate com avelãs, servida com poejo e gelado de maracujá, à tradicional encharcada com canela em boa companhia do mesmo gelado, é escolher o que melhor completa o almoço. Sempre à boleia de um Talha De Frades Branco DOC. 2017, cuja longevidade e carácter versátil nunca deixam de surpreender.

O Frade no Mercado Time Out


O Frade no Mercado Time Out
Mercado da Ribeira
Avenida 24 de Julho
1200-479 Lisboa

Todos os dias – 10:00 às 00:00