3.5.23

{ À mesa com } Marquesa de Alorna

À mesa com Marquesa de Alorna

Uma das mulheres que a História merecidamente guarda e reconhece como incontornável na cultura, na literatura e na pedagogia é D. Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lencastre (1750-1839), mais conhecida pelo seu título nobiliárquico de Marquesa de Alorna. É ela que dá nome aos vinhos topo de gama do portofólio vínico da Quinta da Alorna e que hoje conhecemos à mesa na bonita sala de jantar da quinta. 

A inspiração de figuras como a Marquesa de Alorna, poetisa com o nome literário de Alcipe e mulher de grande presença política e visão social inovadora, dão ao vinho uma dimensão para além da sua natureza enogastronómica e permitem conhecer melhor quem dá nome aos brancos e tintos da Quinta da Alorna. Da tradição visionária da casa faz igualmente parte o olhar contemporâneo de outra mulher, a enóloga Martta Reis Simões, cujos vinhos trazem uma perspectiva nova sobre o território de que provêm, com a influência sempre presente do Tejo. 

Os vinhos Marquesa de Alorna são de lote e as castas utilizadas no blend não são reveladas mas a sua intensidade e elegância marcam o perfil de grandes vinhos do Tejo, estruturados e minerais, com vivacidade e muita vida pela frente. Se cada garrafa de Marquesa de Alorna traz consigo a homenagem a uma mulher do século XIX, encerra igualmente a promessa de futuro que permanentemente fez parte da vida de D. Leonor. 

À mesa com Marquesa de Alorna
À mesa com Marquesa de Alorna

O almoço inicia-se com o vinho Marquesa de Alorna Branco 2017 em harmonização com uma Sopa de Peixe. No copo, a frescura e crocância do vinho estimula o palato e produz com o prato uma relação de grande equilíbrio, com notas de complementaridade entre os aromas frescos e os sabores delicados. Apesar do vinho ser muito gastronómico e se completar à mesa, este Marquesa de Alorna Branco 2017 oferece uma experiência vínica muito interessante e recompensadora com os seus aromas cítricos e de frutos em diálogo com a madeira, num fim envolvente e longo.

À mesa com Marquesa de Alorna

À mesa com Marquesa de Alorna

Para o prato principal, as Trouxas de Cozido são servidas com o Marquesa de Alorna Tinto 2016 e oferecem uma combinação feita da conversa entre os aromas florais e a fruta madura e os sabores intensos e complexos dos vegetais e das carnes. Sendo um vinho profundo e denso, encontra-se à altura do desafio colocado pela diversidade de sabores (doces, salgados, umami) do prato, adicionando uma grande elegância à experiência. 

Porque o doce nunca amargou, numa parceria com a grande casta do Tejo, o Abafado 5 Years Fernão Pires acompanha numa dupla harmonização, primeiro, o Leite Creme Queimado e, depois, a Laranja com Calda. Ao provar o vinho com o Leite Creme, a dimensão láctea e o amargor pontual do queimado fazem sobressair os aromas dos frutos secos enquanto na prova com a Laranja em Calda são as notas de mel que se intensificam. No final da refeição, um exercício muito curioso que permite compreender o imenso potencial das harmonizações enogastronómicas. 

À mesa com Marquesa de Alorna

À mesa com Marquesa de Alorna

À mesa com Marquesa de Alorna


Quinta da Alorna
2080-187 Almeirim, 
Portugal​