Chega num dia de sol, a anunciar o outono, e faz-se de dedicação, coragem e partilha de um Alentejo desconhecido. Sendo um projeto familiar, o muito esperado vinho Pedra da Mãe tinto Reserva 2021 é a menina dos olhos de Madalena Vidigal e o resultado de 13 anos de sonhos e de muito trabalho. Este é um vinho que é ponto de encontro, de quem o cultiva, pensa e faz e de quem o torna seu ao provar e beber, sempre a construir laços entre as pessoas.
Do nome faz-se homenagem à terra, onde repousa uma pedra de granito cinzento e amarelo à sombra de uma oliveira e que serve de lugar de descanso à mãe de Madalena quando ao fim do dia se senta para apreciar a vinha. A pedra da mãe é afinal o testemunho do que é, foi e será o melhor do vinho: a ligação à terra e às pessoas através das memórias vividas em conjunto. Na garrafa, lacrada a verde, inscreve-se a branco a pedra que lhe dá nome e as palavras compostas em capitulares e serigrafadas, um projeto de design da agência Another Collective.
É em terras do Alentejo, perto de Évora, que crescem as uvas que dão corpo a este vinho especial. Na vinha de 3 hectares, as castas durienses Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão encontram condições particulares para a sua existência, com práticas de viticultura sustentável e o cuidado dos vizinhos da terra — o senhor João, o Roberto e a dona Delfina que são também, muitas vezes, uma extensão dos olhos e das mãos de Madalena. Se a região e as castas se encontram num universo particular só seu, para além das caraterísticas que lhes são com frequência associadas, o Pedra da Mãe tinto Reserva 2021 apresenta um perfil repleto de frescura e fruta, com boa acidez e maior potencial de envelhecimento.
Como explica a enóloga Joana Silva Lopes, nesta aventura com Madalena há 4 anos em parceria com a Sociedade Agrícola da Perescuma, este é um vinho que "exige tempo. Tempo depois de abrir, tempo para saborear ou tempo para continuar a repousar em garrafa. Aliás, só poderá melhorar com o tempo. Também exige mesa! É um vinho cheio de personalidade, diria até com alguma irreverência”. O Outono no copo, como Madalena gosta de dizer, é promessa cumprida mas o Pedra da Mãe tinto Reserva 2021 reinventa-se na sua relação com o prato e tem uma palavra a dizer quando a temperatura baixar e chegarem as comidas de Inverno.
No que à mesa diz respeito, num encontro de amigos que celebrou o lançamento deste Pedra da Mãe tinto Reserva 2021 no Rossio Gastrobar, o chef João Correia trouxe uma grelhada mista com glaze de barbecue que acompanhou o vinho e o desafiou. Sobretudo a partir da escolha das guarnições — kimchi, cornichons caseiros ou cebolo — em que cada um revelou uma nova dimensão do vinho e da sua identidade muito própria. Pela sua leveza, convida a um brinde ao final da tarde mas promete uma nova face se lhe for oferecida comida e traz conforto e intensidade para os dias mais frios.
—
2000 garrafas // P.V.P. Recomendado: 24,95€
O vinho Pedra da Mãe tinto Reserva 2021 está disponível, em Lisboa, na Garrafeira de Santos e Garrafeira Imperial, em Évora na garrafeira Divinus Gourmet e em Braga na garrafeira Amavinhos.
Pode ser encomendado por email: vinho@pedradamae.com



