Há várias décadas que a Lugrade traz de terras distantes o fiel amigo e transforma este peixe dos mares do Norte no melhor bacalhau do mundo. Pela mão de Vítor e Joselito Lucas, esta empresa familiar da região de Coimbra tem uma longa tradição nas artes e na cultura nacional, apostando no design e na expressão artística como meio para uma comunicação centrada nas pessoas e na comunidade. Este sentido de família estende-se ao chef Diogo Rocha, embaixador da Lugrade desde 2015, que juntou a sua voz à apresentação das novidades e das Edições Limitadas de Bacalhau Natal 2025.
É com a exposição das tiras de Hugo van der Ding que se comemora mais uma campanha Lugrade. Parte da rubrica LugrArte, com espaço nas redes sociais, o ilustrador explora o bacalhau a partir da sua linguagem sagaz e que mostra um humor inteligente onde o bacalhau é protagonista e desafia o ideário e as vivências de cada um, em torno deste produto tão icónico da gastronomia portuguesa.
Todos os anos no Natal, o bacalhau Lugrade ocupa um lugar especial na mesa de muitos portugueses e faz parte das memórias das famílias que se reúnem em torno de uma tradição culinária secular. Feito de tempo, conhecimento e técnica, a preservação do bacalhau com a sua cura particular é marcado pela proveniência. Entre a Islândia e a Noruega, desenha-se uma tranche da história da alimentação em Portugal nas mile uma maneiras de cozinhar bacalhau e trazê-lo para a mesa nas festas de família.
O que comemos no Natal é parte integrante de uma refeição festiva onde aquilo que sentimos ao comer um prato de bacalhau se traduz no que partilhamos com as pessoas que se sentam à nossa mesa nesses momentos.
A mais bonita época do ano só fica completa com o bacalhau Lugrade e o caráter único das suas Edições Limitadas. Demos as boas-vindas ao Vintage, 20 meses de cura, origem islandesa (o sabor do Natal), ao Vintage, 20 + 12 meses de cura (ideal para os momentos especiais) e ao grande Magnus Noruega, 6 meses (com um sabor bem português)!
Mas porque à tradição, a Lugrade junta sempre inovação, a grande novidade é o Lombo de Bacalhau Dourado, inspirado na muxama algarvia e no katsuobuchi japonês. Com muito sabor, é a prova das artes da conservação do bacalhau que são apanágio da Lugrade e a que o chef Diogo Rocha junta o seu conhecimento num conjunto de receitas que introduzem novas formas de integrar este produto versátil e tão característico da nossa cultura gastronómica.




