4.1.11

Sopa de alho francês e curgete e as boas vindas a 2011

Sopa de alho francês e curgete

Há um sentimento no ar que me leva ao encontro de refeições frugais. São desejos de peixe grelhado, saladas quentes e sopas. É um restabelecer de rotinas e hábitos que muitos dias festivos quase fizeram esquecer. E por muito que eu goste de dias especiais, há um conforto nas comidas simples de um dia de semana normal que me enche de uma felicidade miudinha impossível de explicar. Quer porque o meu corpo pede serenidade, quer porque no fundo (bem no fundo) eu gosto mesmo é de um prato de sopa a fumegar. Nada como começar o novo ano com uma receita que cá em casa fazemos muitas vezes e que, para além de muito saborosa, faz sempre um prato bonito. Feliz 2011!

cebolinhas novas
Sopa de alho francês e curgete

Sopa de alho francês e curgete

4-6 porções

3 curgetes (cerca de 600g)
2 alhos franceses grandes ou 4 cebolinhas (só a parte branca), em fatias finas
2 dentes de alho, picados finamente
750ml caldo de vegetais
15 folhas manjericão fresco
2 colheres (sopa) Azeite Clássico Espiga

Corte as curgetes longitudinalmente em quartos e em seguida corte em fatias. Aqueça o azeite com os alhos picados e junte as curgetes. Tempere com sal e pimenta, reduza o lume e vá mexendo ocasionalmente até a curgete começar a amolecer (cerca de 10 minutos). Adicione a maior parte do manjericão (reserve 4-5 folhinhas mais bonitas para guarnecer o prato), picado grosseiramente. Com uma colher retire o equivalente a 6 colheres de sopa bem cheias e reserve. Junte o alho francês em fatias e o caldo de vegetais. Deixe cozinhar por 10 minutos e reduza a puré. Rectifique o sal e se necessário adicione mais caldo ou água. Esta sopa fica muito cremosa e eu prefiro-a pouco líquida. Sirva com uma colher da misture de curgetes reservada e uma folha de manjericão.

13 comentários:

  1. Que bela sopa para voltarmos à rotina. Também gosto de sopas pouco liquidas e essa cor está fantástica.
    Beijinhos e um bom 2011

    ResponderEliminar
  2. Eu e as sopas temos uma relação de tão profunda amizade que até deram nome ao meu blogue.
    Que bela foto, tenta-me a comer à pressa a que tenho no frigorífico para fazer um creme como o teu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Definitivamente, depois das épocas festivas, só desejamos sopas e comidas mais leves.
    Esta sopa tem um aspecto simplesmente delicioso...

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro sopa, e gostei muito da ideia do manjericão, faço muitas vezes uma sopa identica a esta mas junto cenoura, para a proxima segue também para a panela umas folhinhas dessa erva bem saborosa
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Tambem já tinha saudades da rotina das minha sopinhas e começei logo no 1º dia do ano. Gostei da tua fiz uma parecida para a noite da consoada e todos gostaram, tenho de a publicar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acho que depois daquela msg que te enviei no facebook, não podias ter escolhido prato melhor para o blog. Logo eu que gosto tanto de sopa, mas que nunca consegui que ficassem parecidas com as da minha avó:)!
    Acho que vou começar por aqui.
    Beijos*
    (Andreia)

    ResponderEliminar
  7. As sopas caseiras são sempre o meu refúgio preferido nos meses de Inverno. Como outras comidinhas mais simples e cheias de sabor que me confortam noutras alturas. Daquelas que no serenam a alma e confortam o espírito. E essas são, sem dúvida, as minhas preferidas!
    beijo grande e um excelente 2011 para vocês!

    ResponderEliminar
  8. Que bela sopinha! Tão aveludada! Deliciosa! Excelente 2011 para ti também, com tudo de bom. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopa... :) A foto ficou magnifica! E a receita é tentadora para o frio que se faz sentir!

    Um bom ano de 2011 Suzana, pra ti e para o gourmets amadores!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Sopas são essenciais para reconfortar o corpinho deste frio... parece-me uma maneira muito boa de começar um novo ano :)

    ResponderEliminar
  11. Nossa que fantástica essa receita... parece realmente muito saborosa!!! Por isso que gosto de blogs com fotos lindas como essas, a gente parece sentir o sabor, o cheiro... difícil explicar!!!! beijos e parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  12. A sopa está muito bonita...aqui está uma combinação boa e quso normalemente. Vou já fazer esta sopinha!!

    Obrigada
    Sandra

    ResponderEliminar
  13. nada como uam bela sopa para desentoxicar das festas
    e esta esta que e uma delicia pelo aspecto
    beijinhos e um bom ano de 2011

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!