22.2.11

Conserva de limões à marroquina para um aniversário

Conserva de limões à marroquina // Preserved Lemons

Mais ao Sul fica um sol dourado que inunda a planície a perder de vista. É o calor da terra que alimenta as árvores que se enchem de amarelo e laranja no tempo dos citrinos. São sacos e sacos cheios de frutos de preciosa casca e ácido sumo, uns mais doces que outros mas sempre apreciados. Quando a sua estação está em pleno é preciso encontrar formas de os manter para o tempo em que não estão disponíveis. Tenho uma especial perdição por frutos ácidos de gomos brilhantes e sumo fácil. Fico a sonhar com frascos de marmalade e potes de lemon curd. Mas será a sina dos citrinos uma vida em comum com o açúcar? Não que isso seja um problema, mas nesta coisa dos opostos também há o sal...

De um citrino para outro, esta é a minha receita para o desafio Cinco anos, cinco ingredientes que celebra o aniversário do brilhante Cinco Quartos de Laranja, um blogue que guardo perto do coração, que me alimenta a alma e me deixa o estômago sedento. É que nem só de comida vive o Homem e devo ao Cinco Quartos de Laranja uma bonita amizade e muitos momentos de enorme felicidade na companhia de quem lhe dá voz, corpo e alma. Obrigada aos dois e parabéns e longa vida ao Cinco Quartos de Laranja!

Évora, Alentejo



Conserva de limões à marroquina
Adaptado ligeiramente de DIana Henry, Crazy Water, Pickled Lemons

10-12 limões maduros (biológicos) + sumo de 6-7 limões
sal (cerca de 2 colheres de chá por cada limão)
2 paus de canela
2 folhas de louro
1 malagueta seca

Lave bem os limões e seque-os com um pano. Partindo do topo dê dois cortes em forma de cruz, tendo o cuidado de não cortar completamente. Abra os quatro gomos e introduza duas colheres de chá de sal em cada limão. Coloque num frasco esterilizado e com a parte de trás de uma colher empurre para que os limões fiquem o mais encaixados possível e comecem a deitar algum sumo. Junte a canela, a malagueta e o louro. Tape e guarde no frigorífico. No dia seguinte volte a empurrar os limões, repetindo a mesma operação. Cubra com o sumo de seis ou sete limões e opcionalmente com uma pequena camada de azeite. É importante que os limões fiquem cobertos. Deixe no frigorífico durante quatro semanas e findo esse tempo, use a conserva.

A conserva de limões é também chamado limão confitado e é usado em tajines e guisados de carne ou peixe, conferindo um sabor muito particular. Uma vez pronta, desta conserva usa-se apenas a casca dos limões e descarta-se a polpa.