20.12.11

Sal picante para um Natal com sabor

Sal picante // Spicy Salt

Com estrelas, bolas vermelhas e laços reluzentes faz-se o Natal. Talvez se pudesse pintar noutras cores mas nunca seria mais festivo. Cá em casa não há árvore de Natal. Prerrogativas do gato. Temos umas estrelas cadentes que descem do tecto e que são inacessíveis a garras felinas. Temos presentes sem laços e latas com bolachas e cheiro a especiarias. Temos desejos de mesas postas com nozes e avelãs em cestos. Só queremos poder partilhar e descobrir sorrisos dentro de caixas e em forma de palavras e lembranças.

O que se dá não tem de ser caro, nem complicado. Só precisa de vir do coração. E dizer à boca cheia: lembrei-me de ti.

Sal picante // Spicy Salt

Cozinhar para alguém é uma manifestação de amor e de amizade. Mostra carinho. É o acto último de partilha e atenção. Os melhores presentes de Natal são os que saem da cozinha, em forma de bolachas, bolos e outros mimos. Dos que trazem sabor o resto do ano, em potes e garrafas, caixas e latas. Este ano não será diferente. Desta cozinha saem frascos de sal picante. Para ser natalício tem de ter bolas vermelhas (pimenta de Schezuan), estrelas (de anis estrelado), dried chili para aquecer a alma e uma fita a enfeitar.

E desejos de um Natal feliz para todos!

Sal picante // Spicy Salt
Sal picante // Spicy Salt



Sal picante Natalício
Adaptado de uma receita de Nigella's Christmas

6-8 frascos, dependendo do tamanho

1 Kg sal marinho (de boa qualidade)
3 colheres (sopa) de grãos de pimenta de Schezuan (ou pimenta rosa)
2 colheres (sopa) de dried chili
16 estrelas de anis

Esterilize os frascos. Coloque-os numa panela de água (destapados) e junte as tampas. Deixe ferver durante alguns minutos. Retire da água com ajuda de pinças, sempre com o cuidado de evitar queimaduras e não tocar com os dedos no interior e na parte de cima do frasco. Escorra, deixe arrefecer ligeiramente e seque com um pano limpo.

Misture todos os ingredientes (à excepção das estrelas) numa tigela e mexa para distribuir uniformemente as especiarias. Encha os frascos e distribua as estrelas (pelo menos uma em cada frasco). Feche e agite cada frasco. Enfeite com fitas e um cartão.

O sal picante pode ser usado em carnes grelhadas, vegetais no forno ou como tempero na mesa.