2.6.11

Panna cotta de limão e morangos para um fim de semana tranquilo

Panna cotta e morangos // Panna Cotta with Strawberries

Vamos ali e já voltamos. Queremos caminhar sem olhar para o relógio. Chegar, abancar, dizer olá aos gatos e aos cães. Abraços, sorrisos e o colo da mãe. Falar sem assunto, de tudo e de nada, do hoje e do amanhã, de futebol, da política e do tempo que faz. Ou de outra coisa qualquer. Puxar uma cadeira e conversar uma tarde inteira como se não houvesse amanhã. Rir das mesmas coisas de outras tardes como esta e gostar tanto (ou ainda mais), como sempre, como nunca. Um fim de semana sem trabalho a avizinhar-se não tem feito parte da realidade neste lado do paraíso. Faz tempo que um par de horas em flores tenha sido mais do que uma miragem. Se é dos justos o reino dos céus, ele que venha com colher e uma panna cotta de limão e morangos!

Morangos // Strawberries

Fico curiosa sempre que vejo uma receita diferente de panna cotta. Sabendo da minha perdição por esta sobremesa, a minha amiga Pipoka recomenda-me um potinho da sua panna cotta de iogurte e erva príncipe com manga. Não hesito. Colher após colher, fico a pensar que esta é uma opção bem interessante. Os puristas insistirão que não se trata realmente de uma panna cotta. Seja. Ou melhor, não seja. A minha versão é um pouco diferente e tem uma textura um pouco mais compacta. Se serve de compensação, esta é uma receita menos rica do que a tradicional.

Panna cotta e morangos // Panna Cotta with Strawberries



Panna cotta de limão e morangos

faz 6-8 copos, dependendo do tamanho

3 iogurtes gregos
300 ml nata ligeira
60g açúcar
1 tira de casca de limão com 10cm
1 1/2 colheres (chá) gelatina

300g morangos, em quartos
1 colher (sopa) sumo de limão
1 colher (sopa) açúcar

Coloque as natas e o açúcar numa caçarola e mexa. Junte a casca de limão e aqueça em lume brando até o açúcar dissolver (sem ferver). Retire a casca de limão e reserve. Deite a gelatina numa tigela pequena e misture com 1-2 colheres de água fria. Adicione à mistura de natas e açúcar, mexendo bem. Envolva os iogurtes sem bater. Verta para os copos enchendo apenas até meio. Cubra e refrigere pelo menos 6 horas ou de um dia para outro.

Antes de servir, coloque os morangos numa tigela e polvilhe o açúcar. Regue com o sumo de limão e mexa cuidadosamente. Reserve até servir. Retire as panna cottas do frio e encha os copos com os morangos.

--

Outras panna cottas:

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá Panna cotta // Frutos vermelhos Panna Cotta with Strawberry Coulis Panna cotta de chocolate Panna Cotta com gelatina de ruibarbo // Panna Cotta with Rhubarb Jelly

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna cotta com coulis de morangos
Panna cotta de chocolate
Panna cotta com gelatina de ruibarbo

17 comentários:

  1. Limão e morangos para mim é uma combinação irresistível. E com os dias quentes que fazem, quem é que não ficava feliz com uma pannacotta.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Uma delícia, por certo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Encontrar panna cotta do Gourmets tornou-se um clássico! :) Que coisa boa. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Podia dizer-se que a panna cotta é o doce da casa no GA e eu gosto tanto desta como de cada uma das anteriores. A escolha é tão difícil que o ideal era poder provar um pouquinho de cada uma delas.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Suzana, panna cotta para mim é bom de todas as maneiras, e esta de morangos e limão parece-me perfeita.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Uma boa sugestão para o fim de semana. :))

    ResponderEliminar
  7. Quem consegue resistir a uma delícia dessas...? Adorei as fotos, como sempre.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Fantástico... Certamente saboroso e com uma apresentação a condizer! :)

    ResponderEliminar
  9. Mas que delicia ... Eu gosto muito de panna cotta. Fiquei com tanta vontade que foi fazer uma especie, pois não tenho natas em casa... =)
    Esta receita vou guardar para fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Há já muito tempo que estava para experimentar uma panna cotta...
    Pelas fotografias imaginava algo delicioso... Apontava a receita mas para dizer a verdade não sei porquê que nunca experimentei...
    Mas algo mudou quando vi esta tua sugestão... Consoante fui lendo me apercebi que tinha comigo todos os ingredientes... e resolvi pôr mãos à obra... Foi fácil e divertido...
    O único senão foi que comeram-se os morangos mesmo antes de eu os arranjar... ;( Assim sendo saiu uma panna cotta de limão com pêssego... hehehe...
    Uma verdadeira delicia...
    Obrigado por partilhares... Agora já estou pronta para continuar... ;)
    Beijinhos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  11. Conheço esses potinhos :) Pra mim, hás-de ser sempre a "gaja boa" que me levou a comer panna cotta pela primeira vez ;) Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Acho que dá uma sobremesa bem chic!
    Beijinho e boa semana!
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. As fotos dizem tudo. Mas são fotos. Pena. Também gostava de me deliciar colherada atrás de colherada. Sem olhar para trás. Sem pensar em nada. Panna cota. Venha essa. Venham todas. Eu espero. Um beijinho, :)

    ResponderEliminar
  14. Porque será que anseio tanto pela hora da sobremesa do dia 18 próximo?!?.. Mais uns potinhos mágicos maravilhosos amiga.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!