2.6.11

Panna cotta de limão e morangos para um fim de semana tranquilo

Panna cotta e morangos // Panna Cotta with Strawberries

Vamos ali e já voltamos. Queremos caminhar sem olhar para o relógio. Chegar, abancar, dizer olá aos gatos e aos cães. Abraços, sorrisos e o colo da mãe. Falar sem assunto, de tudo e de nada, do hoje e do amanhã, de futebol, da política e do tempo que faz. Ou de outra coisa qualquer. Puxar uma cadeira e conversar uma tarde inteira como se não houvesse amanhã. Rir das mesmas coisas de outras tardes como esta e gostar tanto (ou ainda mais), como sempre, como nunca. Um fim de semana sem trabalho a avizinhar-se não tem feito parte da realidade neste lado do paraíso. Faz tempo que um par de horas em flores tenha sido mais do que uma miragem. Se é dos justos o reino dos céus, ele que venha com colher e uma panna cotta de limão e morangos!

Morangos // Strawberries

Fico curiosa sempre que vejo uma receita diferente de panna cotta. Sabendo da minha perdição por esta sobremesa, a minha amiga Pipoka recomenda-me um potinho da sua panna cotta de iogurte e erva príncipe com manga. Não hesito. Colher após colher, fico a pensar que esta é uma opção bem interessante. Os puristas insistirão que não se trata realmente de uma panna cotta. Seja. Ou melhor, não seja. A minha versão é um pouco diferente e tem uma textura um pouco mais compacta. Se serve de compensação, esta é uma receita menos rica do que a tradicional.

Panna cotta e morangos // Panna Cotta with Strawberries



Panna cotta de limão e morangos

faz 6-8 copos, dependendo do tamanho

3 iogurtes gregos
300 ml nata ligeira
60g açúcar
1 tira de casca de limão com 10cm
1 1/2 colheres (chá) gelatina

300g morangos, em quartos
1 colher (sopa) sumo de limão
1 colher (sopa) açúcar

Coloque as natas e o açúcar numa caçarola e mexa. Junte a casca de limão e aqueça em lume brando até o açúcar dissolver (sem ferver). Retire a casca de limão e reserve. Deite a gelatina numa tigela pequena e misture com 1-2 colheres de água fria. Adicione à mistura de natas e açúcar, mexendo bem. Envolva os iogurtes sem bater. Verta para os copos enchendo apenas até meio. Cubra e refrigere pelo menos 6 horas ou de um dia para outro.

Antes de servir, coloque os morangos numa tigela e polvilhe o açúcar. Regue com o sumo de limão e mexa cuidadosamente. Reserve até servir. Retire as panna cottas do frio e encha os copos com os morangos.

--

Outras panna cottas:

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá Panna cotta // Frutos vermelhos Panna Cotta with Strawberry Coulis Panna cotta de chocolate Panna Cotta com gelatina de ruibarbo // Panna Cotta with Rhubarb Jelly

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna cotta com coulis de morangos
Panna cotta de chocolate
Panna cotta com gelatina de ruibarbo