15.3.11
Panna cotta com gelatina de ruibarbo
Seda, brilhantes e outras lantejoulas. De um vermelho intenso, daquele de que as paixões são feitas. Saturado. Imponente. Em camadas sobrepostas. Outras de um branco alvo e delicado. Em contradição. Ou complemento. Presumo que a febre dos últimos dias não tornou o meu discurso mais escorreito... Nem a minha mente mais lúcida. São fragmentos de uma semana delico-doce, ainda por sedimentar. Histórias para contar. Sabores, gargalhadas e tantos passos andados. Minutos de felicidade. Febre, uma cabeça a andar à roda. Chá. Horas esquecidas. Entre mantas e almofadas. Um sofá. Em semi-consciência ou no reino dos sonhos. Uma recaída. Dias perdidos.
Gosto de vermelho. E de branco. Gosto de panna cottas como quem gosta de tardes de praia e um mar azul a perder de vista. Se alguma coisa faz sentido é o fio do horizonte. E uma colher vermelha.
Esta é uma sobremesa cheia de simplicidade. Panna cotta significa literalmente 'nata cozida' em italiano. E é pouco mais que isso. A cremosidade da panna cotta combina perfeitamente com o ácido do ruibarbo e a textura da gelatina. Se ao menos ainda restasse alguma no frigorífico...
Panna Cotta
Adaptado ligeiramente a partir de uma receita de Giada De Laurentiis
faz 4-5 boiões ou 3 copos
60ml leite
2 folhas gelatina
200ml natas
1 colher (sopa) mel
pitada de sal de baunilha
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria. Deixe ficar 5 minutos. Coloque o leite e as natas numa pequena caçarola. Aqueça (sem ferver) adicionando o mel e o sal de baunilha. Retire do lume. Dissolva as folhas de gelatina na mistura morna e mexa até esta já não ser visível.
Refrigere 6 horas ou de um dia para o outro. (Este tempo é essencial para que a gelatina não se misture com a panna cotta como me aconteceu).
Gelatina de ruibarbo
Adaptado a partir de uma receita de Nigella Lawson, Nigella Bites
250g ruibarbo, cortado em pedaços de 2cm
100g açúcar
sumo de 1 laranja pequena
125ml água
2 folhas gelatina
50ml vinho rosé (no original Muscat)
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque o ruibarbo (já cortado) num prato fundo de ir ao forno. Polvilhe com o açúcar, regue com o sumo da laranja e a água. Cubra com papel de alumínio (ou uma tampa caso o prato possua uma) e leve ao forno 45 minutos. Retire do forno, destape e deixe arrefecer ligeiramente. Coe o líquido por um passador grande. Deve obter cerca de 200ml. Guarde a polpa do ruibarbo (pode ser utilizada para um trifle ou misturada com iogurte ou cereais).
Hidrate as folhas de gelatina no vinho. Retire as folhas com as pontas dos dedos e junte ao sumo de ruibarbo que deve estar ainda quente (caso tal não se verifique, aqueça-o previamente). Mexa. Quando a gelatina estiver dissolvida, adicione o vinho.
Divida a gelatina de ruibarbo pelos copos de panna cotta preparados. Refrigere novamente cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outras panna cottas:
Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna cotta com coulis de morangos
Panna cotta de chocolate